6 meses após a cirurgia PRK

Fazem 6 meses que fiz cirurgia PRK. Continuo acordando com os olhos secos, e de tão secos doem. Tirando este desconforto tudo está ok. Tive o retorno com o Dr. Samir e ele disse que minha visão está com um nível superior do que visão normal.
Em termos de halos e visão dupla tenho apenas o que já tinha quando usava lentes de contato a noite. As luzes ficam maiores e meus olhos ficam um pouco secos a noite. Mas nada que atrapalhe a minha vida ou me force a usar óculos. Tenho que também fechar um poucos os olhos as vezes para ler alguns textos distantes mas isso já acontecia anteriormente com lente de contato.
Recomendo esta minha cirurgia para todos.
Até o próximo post.

Anúncios

146 respostas em “6 meses após a cirurgia PRK

  1. Olá a todos,

    Tenho 26 anos e estou pensando em fazer a cirurgia. Sou bacharel em ciência da computação, por isso passo o dia todo em frente ao computador. Li muito sobre a Lasik, mas o fato do FLAP me fez escolher a PRK. Terei uma consulta na terça feira para falar sobre o cirurgia, mas me preocupo muito com os efeitos colaterais como visão dupla/embaçada, olhos secos etc… não sei até que ponto o risco vale a pena correr o risco! parabéns a todos que encararam a cirurgia e desejo tudo de bom pra quem está enfrentando problemas pós cirúrgicos.. não desistam… enquanto isso… permaneço na dúvida…

  2. Bom pessoal, após ler todos os relatos venho aqui deixar o meu. Fiz minha cirurgia PRK dia 16/12/2013 e hoje completou exatamente 1 mês. No dia seguinte a cirurgia fiz um retorno e minha visão estava perfeita (20/20), Após cinco dias retirei as lentes e estava com uma forte sensibilidade a luz no 4, 5 e 6º dia. Após esses período a sensibilidade foi diminuindo e hoje não sinto mais tanta, é só colocar o óculos que fica totalmente confortável. Ah! Os coliírios receitados foram Vigamox (antibiótico), Florate e Hyabak. Até o 15º dia ao dirigir a noite, as luzes dos carros ficavam expandidas, os faróis traseiros vermelhos expandiam uma luz que mais pareciam teias de aranha, depois melhorou. Tive também dificuldade de ler, nos 15 primeiros dias, pois os olhos lacrimejavam ao aproximar o celular e o pc do rosto, mas isso passou.
    Hoje, após 30 dias, fui ao retorno médico e descobri que meu olho direito está zerado de miopia e astigmatismo, mas o esquerdo ainda ficou com 0,75 de astigmatismo e minha cicatrização está com algumas “marquinhas”, mas a médica disse que eu continuasse o florate e o hyabak que a tendência é melhorar. Quanto ao astigmatismo residual no olho esquerdo, só saberei se ele realmente continuará após 3 meses, que é quando a médica irá realmente avaliar o meu grau. Graças a Deus não tive olho seco, apenas no 4 dia tive a sensação de areia no olho (horrível), mas digo que o prazer de poder ver tudo sem óculos e utilizar óculos escuro enxergando o mundo e o rosto das pessoas é indescritível! Hoje dirijo de óculos escuro durante o dia com o maior prazer, enxergando tudo. E a noite dirijo sem o óculos, sem qualquer dificuldade.

    a dificuldade real que estou sentindo é ler livros e apostilas, pois se as letras forem muito próximas fica difícil focar, mas a médica garantiu que até o 3º mês sentirei esse incomodo e provavelmente isso vai passar! Recomendo a cirurgia sim. Difícil é ter paciência.

    Ah, no exame de visão que fiz hoje não consegui ficar com a visão 20\20, provavelmente pelo astigmatismo que ficou e/ou pela cicatriz que está no epitélio, espero que melhore, claro que queremos a perfeição, mas já está valendo muito a pena. Mal vejo a hora de poder voltar a ler meus livros e processos com gosto de gás, visto que hoje a leitura em grande número de páginas está um pouco dificultosa.

    Qualquer dúvida ou troca de experiências, contem com o colega aqui.

    Abraço

    ps: A médica, antes da cirurgia, me explicou tudo que iria acontecer: Nos primeiros dias esses incômodos, A partir do 7º iria melhorar um pouco, Depois do 15º iria estar bem melhor… E Até o final do 3º mês haveriam dias que enxergaria muito bem, e outros mais ou menos. Com isso não fiquei tão aflito, pois estava tudo dentro do normal. Fiquei um pouco triste com o astigmatismo residual no olho esquerdo, mas espero que melhore. Se não melhorar, que não incomode tanto.

    Paciência e cautela é o segredo. Apesar de eu não ter ficado de repouso, pois meu trabalho não permite: no 3 dia já dirigi, e tive que começar a ler, mesmo com a cara dentro do pc, apenas udei bastante o lubrificante para amenizar o incômodo.

    Tenho 29 anos e tinha em média 2 graus de astigmatismo e miopia.

  3. Vinicius….estou com o mesmo problema que vc…fiz minha cirurgia dia 6 de novembro de 2013, tinha em torno de 4 graus de miopia e 1,5 de astigmatismo nos dois olhos, hoje tem quase 2 meses e meio que fiz a cirurgia, porém nos dois olhos o medico analisou e viu que tenho 0,75 de astigmatismo… é extremamente incomodo, vejo tudo tremido e tenho visão dupla…porém na parte da manhã, logo quando acordo, tudo fica normal, depois é que piora….e quando pingo colírio lubrificante, melhora bastante, fica praticamente perfeito, mas o efeito do colírio não dura muito e logo volto a ver tremido…o meu medico disse que meu olho esta bem seco e a falta de lubrificação do olho pode causar até 1 grau de astigmatismo….então estou tomando capsulas de oleo de linhaça para ver se melhora…. vcs sabem dizer se realmente o olho seco pode causar astigmatismo????

    Carla

  4. Boa tarde meu nome e aparecida meu marido fez cirurgia PRK ja faz 30 dias mas o olho esquerdo esta muito ruim ele esta vendo tudo duplo ,triplo estamos muito preocupados sera que e normal? ele esta tao desanimado que corta o coraçao !!!!!!

    • Eliane, minha cirurgia demorou mais de 90 dias para ficar boa. Agora, 6 meses após, posso dizer que estou ótima. Portanto, fala para o seu marido que é assim mesmo.

      • É verdade sim, estou com 3 meses e 7 dias e ainda não está muito bom, mas sinto que desde o meu ultimo post pra hoje, melhorou muuuuito….e acho que ainda pode melhorar mais um pouco…..ainda vejo um pouquinho tremido e tb tenho visao dupla….

    • Fala para seu marido relaxar, é assim mesmo, fiquei desesperada nos primeiros meses, fiquei quase três meses sem poder dirigir direito a noite, era horrível, de manhã minha visão de longe era péssima, achei até que nunca mais ficaria normal, ao contrário do que aconteceu, hoje estou feliz da vida, a melhor coisa que fiz, o médico na época disse que eu usaria óculos para enxergar letras muito miúdas, mas graças a Deus o meu óculos continua guardado, nem preciso deles rssss,essa visão dupla vai passar, é um pouquinho demorado mas vale a pena esperar.Boa sorte!!

  5. Operei a visao faz 2 mes 25 dias meu oe tinha 4.75 de astigmastimo e od 2.75 astigmastimo .olho esquerdo ta mal encgergo bem embacado quanto de perto e de longe .agora olho direito ficou bem perfeito. daqui 3 dia faco meu retorno mo medico .to com medo do meu olho esquerdo nao enchergo quase nada

  6. Operei a visao faz 2 mes 25 dias meu oe tinha 4.75 de astigmastimo e od 2.75 astigmastimo .olho esquerdo ta mal encgergo bem embacado quanto de perto e de longe .agora olho direito ficou bem perfeito. daqui 3 dia faco meu retorno mo medico .to com medo do meu olho esquerdo nao enchergo quase nada .sera que vai melhorar ou ja era vai ficar assim

  7. Operei a visao faz 2 mes 25 dias meu oe tinha 4.75 de astigmastimo e od 2.75 astigmastimo .olho esquerdo ta mal encgergo bem embacado quanto de perto e de longe .agora olho direito ficou bem perfeito. daqui 3 dia faco meu retorno mo medico .to com medo do meu olho esquerdo nao enchergo quase nada .sera que vai melhorar ou ja era vai ficar assim

  8. Pessoal fiz minha cirurgia no dia 06/02/2014 e hj dia 20/02/2014 faz 14 dias. No 7º dia minha visão estava boa, no 8º dia, quando o médico retirou a lente minha visão diminui bastante, no olho esquerdo ñ enxergo quase nada, mas o direito da pra ver um pouco, as vezes fico com medo, mas acho que vai voltar ao normal. Tem dia que enchergo + outros dias menos.

  9. Compartilhando a experiência. Fiz a minha PRK em 23 de outubro de 2013, portanto há mais ou menos 4 meses. Após ler muitos relatos e experiências de outros pacientes, pensei que seriam os 15 dias mais difíceis da minha vida, os da recuperação. No entanto, com quatro dias de cirurgia já estava enxergando bem e dirigindo tanto de dia quanto a noite. Os três primeiros dias mesmo é que foram incômodos, com sensibilidade a luz, portanto televisão e computador acabavam sendo evitados e qualquer tipo de leitura também não era possível. Tinha 6 graus de miopia em cada olho, e no último exame constatei o que já havia percebido, a visão está perfeita, e espero que assim continue. Também não fiquei com ressecamento nos olhos, enfim, hoje tenho uma vida “inacreditavelemente” normal…sem óculos. Fiz minha cirurgia do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem em Joinville (SC), com o Dr. Vinicius, e super recomendo!

  10. Boa tarde
    Fiz z cirurgia dia 28/02 e hoje fazem 05 dias e estou vendo bem apesar de estar embaçada e pela manhã quando acordo é sempre e bem ruim até colocar colírio e depois melhora. Não consigo ler letras pequenas ainda eu tinha em trono de 1.75 de miopia e 0,75 de astigmatismo. Acredito que a nossa ansiedade em ver logo tudo certo é que nos atrapalhe um pouco, mas tenho confiança que foi para melhor eu fiz e vou esperar este período relatado por outros pacientes que já fizeram e estão bem para poder comentar novamente com tudo certo.
    Abraço e desejo boas melhoras à todos que estão em recuperação…

  11. Boa tarde,
    Hoje faz 4 meses e 6 dias que fiz a cirurgia, como relatei no post mais acima, tinha um grau relativamente alto de miopia e astigmatismo, e com 2 meses de cirurgia ainda me restavam os 0,75 de astigmatismo…essa semana voltei ao médico para revisão e pude perceber a melhora significativa…um olho ainda está com 0,25 e outro com 0,50, mas segundo o meu médico é a falta de lubrificação e ainda pode melhorar mais….abraços e melhoras para todos nós!!

  12. Olá pessoal fiz minha cirurgia de PRK a aproximadamente 03 meses e meio, no inicio minha visão ficou muito embaçada como de todos depois de 02 meses melhorou muito de dia, mas agora com 03 meses e meio ela piorou bastante, meu medico e bem conceituado aqui na minha cidade mas com ele não tem retorno rápido ele marca o retorno assim que completar 06 meses de cirurgia, e fiquei com as lentes de recuperação apenas 03 dias, estou muito ansioso pela melhora pois tinha miopia e astigmatismo quase 02,00 graus em cada, gostaria de saber se com algum de vocês ocorreu o mesmo problema da visão para longe pior dentro de 03 meses e se melhorou depois com mais tempo?
    Mandei um email para a clinica buscando mais informações pois se for necessário irei antes dos 06 meses ao medico ver se esta tudo bem.
    Abraços fiquem com Deus.

    • E ai marcos melhorou? Eu estou exatamente como você, após 3 meses, senti que piorou um pouco do que quando tava com 2 meses. Como se sente agora?

      • Eu fiz em agosto 2014… agora com 6 meses… estou bem porém ainda tenho o olho seco as vezes… vou pra revisão dos 6 meses hehehe… mas acho q um pouco de astigmatismo no olho direito ainda ficou…. já tinha pouco… mas acho q não saiu…. não atrapalha… em resumo a cirurgia foi ótima pois não uso mais óculos!

  13. Olá passei pela cirurgia PRK a 4 semanas estou me recuperando super bem estou com um pouco de visão dupla as vezes melhora as vezes piora ‘ mas nada que atrapalhe ao trabalho pois da para enxergar tranquilo tinha 2,5 de miopia não tive dúvida fiz a cirurgia ,melhor investimento que fiz !
    Todo sofrimento que não é muito valeu a pena são só dois dias de incomodo nos olhos e o resto é ficar muito Feliz por enxergar sem lupas rsrsrs

  14. Assim como todos, só a agradecer a quantidade de blogs e postagens sobre esta cirurgia! Por mais que o médico discorra sobre o processo de recuperação, é sempre superficial e se não tivesse este suporte estaria muito preocupada! Faz 12 dias que me submeti a PRK. Hipermetropia e presbiopia. Pra perto a qualidade de visão (grau) melhorou muito, consigo enxergar o computador, ler livros, porém embaça muito. Hoje, inclusive ,estou achando este processo de ” embaçamento” pior do que em dias anteriores. Pra longe está bem pior, sem nitidez nenhuma e a visão noturna é meio piada. Halos de luz, etc, etc. Pelo visto terei que ter paciência, rs. Porém gostaria de saber se com alguém por aqui ,ocorreu o mesmo, sentir uma pequena piora durante o processo, pois a maioria diz que a melhora é demorada,porém constante. Obrigada!

    • Não acho a tal melhora constante. É uma surpresa diferente de semana para semana. Para longe, depois de 2 meses, parece que piorou e estacionou faz quase 1 mes. Para perto, melhorou muito nos primeiros dias e depois piorou, mas isto é previsto. Não acredito em mais nada que o médico falou ou fala, porque é tudo diferente do que ele afirma. E mais: ele sempre tem se negado a fazer exame de acuidade visual, diz que é muito cedo e que a córnea está cheia de pontos de cicatrização. Eu digo que não enxergo de longe e ele diz que estou enxergando muito bem ( apenas com aquele exame das letras na parede). Também apareceram muitas moscas volantes e uns fachos luminosos tanto no escuro, quanto no claro. Estou cansada, mas não tem muito o que fazer.

  15. Fiz a cirurgia a mais ou menos um mês, percebo que ela vem melhorando, porém ainda tenho dupla visão e isso me preocupa bastante. Agradeço o compartilhamento de experiências de todos, espero em breve voltar a escrever e informar que minha visão está 100%.

    Grande Abraço!

  16. Eu fiz a LASIK. Estou exatamente com os mesmos sintomas de vocês. Enxergando tudo, porém, tem dias ou horas do dia que fica tudo borrado. A sensação é como se eu estivesse com astigmatismo. Mais assim ainda consigo ler de longe mesmo borrado, coisa que antes jamais lia, mais que enxergo duplo , enxergo. Estou indo amanhã ao médico, é possivelmente ele vai dizer que só nos 6 meses que isso vai melhor, pois com 30 dias, ele verificou que o grau foi zerado. Mais quem fez agora, relaxem, dia sim minha vista tava ótima dia não minha vista tava super embaçada. Com 2 meses, enxergo tudo, mais tem horas que fica embaçada ou duplo, mais é muito bom a sensação de enxergar tudo sem óculos.

  17. Fiz uma operação de miopia método PRK fazem dois meses e a visão do meu olho esquerdo ficou em 0,25 e o direito 0,50 tinha 2.25 em ambos os olhos.Mas a visão do meu olho direito é embassada, parece que tem um incômodo neste olho e o meu médico disse que ficou uma cicatriz que com o tempo vai sumindo…Será que isto é verdade ou ele está querendo tirar o dele da reta?Favor me ajudem….
    Sandra Dias

  18. Fiz a PRK há 20 dias e minha visão continua muito embaçada, trabalhar o dia inteiro no computador é uma tarefa árdua, preciso ficar muito perto e fechar quase todo o olho para enxergar. Já estava ficando desesperada por achar que a cirurgia não tinha dado certo, mas lendo os posts aqui percebi que isso é comum, apesar da ansiedade estar grande para poder enxergar tudo perfeitamente, vou tentar manter a calma.

  19. Fiz a PRK a 23 dias, pós transplante de cornea que completou 1 ano e 53 dias, estou com a visão muito embaçada não consigo ler nem letras gigantes nos letreiros do comércio. Etou um pouco depressivo porque enchergo menos do que antes da cirurgia. Alguém que tenha feito transplante de cornea e submeteu ao mesmo procedimento tem algum cometário a fazer. Por favor comentem alguma coisa. Obrigado.

  20. Pessoal, fiz a cirgurgia e com uns 15 – 20 dias eu já parei de sentir qualquer sintoma exceto uma pequena dor no olho ao acordar e só pingo lubrificante, estou enchergando 100% e sem visão dupla ou qualquer outra coisa, pode ser que eu tenha sorte perto de uns comentários que eu leio, mas estou ótimo, nem sinto vontade de pingar o lubrificante, faço por obrigação. Recomendo a cirgurgia.

  21. Resolvi completar meu comentário acima, eu fiz a cirguria PRK dia 27/11/2015 hoje postei dia 05/12/2015, mas á uns 10 dias trás já estáva ótimo e continua, eu peguei por 3 semanas um colírio chamado Pred Fort e junto com o Pred Fort um outro chamado Zypred (por 1 semana o Zypred), agora passou as 3 semanas e está ótimo, eu tinha 2,75 em um olho e 2,50 em outro os dois eu enchergo perfeitamente (não fui fazer o teste ainda, mas não tenho dificuldade alguma então presume-se que está 100%), agora só pingo o Hylocomod as vezes porque está esqueço dele.

    Agora se quiserem saber no começo, no primeiro dia assim que operei encheguei embaçado e não ardeu, agora no 3º dia até o 5º ardeu pra caramba, não dava pra fazer nada nesses dias de tanto que ardia, após o 7º dia começou arder bem pouquinho, e no 15º dia não senti absolutamente nada, li todos os comentários daqui do post e me senti privilégiado com minha cicatrização.

  22. Realizei a cirurgia PRK personalizada para hipermetropia e astigmatismo, no dia 10/03/2016 no dia 11 retornei ao medico e foi dito que teria sido um sucesso, após 8 dias em 18/03 retirei as lentes, no dia não estava com sensibilidade a luz nem nos proximos 5 dias, ja no dia 24 comecei a ter muita sensibilidade a ponto de ter de usar oculos escuro ate a noite… Rsrsrs esse texto deve esta cheio de erros por que não estou enchergando… voltarei ao medico por que não estou conseguindo trabalhar sou analista de telecom e trabalho como 3 monitores reduzir ao maximo o brilho e mesmo assim não consigo, meus colegas estão me zuando de matrix já, por estar trabalhando de oculos escuros…. e saindo a noite com eles…. trabalho a noite. Volto a comentar assim que fizer nova consulta.,

  23. Boa tarde! Alguém fez a TRANS PRK? Estou temerosa. Fiz há 19 anos atrás, cirurgia da miopia e há 2 anos por conta de uma cirurgia da catarata, a miopia voltou no olho direito em 6,5. O médico está aconselhando a fazer o trans PRK. Alguém aqui fez?

    • É normal ficar com alguma sensibilidade, eu por exemplo antes não usava óculos para sol, hoje uso bastante, mas não é nada que atrapalhe a vida! Durante a noite no inicio era ruim olhar para postes de luz ou farol de carro, hoje melhorou 100%, mas já fiz fazem 3 anos acho…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s