10 meses após a cirurgia PRK, posso abrir os olhos na piscina!

Já passaram 10 meses da minha cirurgia e nem percebi. Faz já quase um ano. Já me acostumei muito a não usar óculos diariamente, agora só óculos escuros. Continuo ficando com os olhos secos quando acordo mas o Dr. Samir falou que é normal. Isso pode acontecer até com quem não fez a cirurgia.

Com o passar do tempo tenho visto como não depender de óculos lhe trás mais liberdade no dia-a-dia. Por exemplo, ao acordar não preciso buscar desesperadamente meus óculos para eu ser funcional. Posso cair de sono e dormir e não me preocupar em amassar os óculos. Em viagem não preciso pensar em arrumar o kit de lentes de contatos e não tenho a preocupação do óculos quebrar e praticar perder a viagem por não conseguir ver nada.

Com os óculos você acaba tendo algumas manias que só passam como tempo. Logo depois da cirurgia, quando minha visão estava um pouco embaçada (principalmente a noite) eu teimava em arrumar os óculos, fazia o movimento e não tocava em nada pois não os estava usando. Para ir a praia ou a piscina eu colocava lentes de contato, com isso não podia abrir os olhos embaixo d’água caso contrario perderia as lentes, sei por experiência própria. Neste semana comecei a me treinar para abrir os olhos, foi bastante difícil  a parte racional do seu cérebro diz vai dar tudo certo, a parte irracional diz não faz isso, é bem complicado. Mas com o tempo você se acostuma.

No mais não me arrependo nem um pouco da cirurgia. Valeu todo o investimento e o pequeno sofrimento.

August 1st 2008 - Surreal

56 respostas em “10 meses após a cirurgia PRK, posso abrir os olhos na piscina!

  1. PARABENS meu filho pela coragem e determinacao. Eu que tambem fiz a cirurgia sei o quanto é gratificante nao ser dependente dos oculos.

  2. Olá, fiz a minha cirurgia à exatos 40 dias, estou muito feliz, pois já não me lembrava como era acordar enxergando. Minha recuperação está sendo muito tranquila. Tenho retorno medico em 20 dias, há uns 5 dias percebo que meu olho direito as vezes embaça, dá a impressão que está esbranquiçado, mas nada que me atrapalha,será normal isso?? Esses halos a que você se refere, o que seria? Obrigada

  3. Oi Caio ! assisti seu primeiro video antes de fazer a minha cirurgia, fazem dez dias que fiz. E assisti vários outros. Foram bem confortantes, rs. A minha correu tudo bem, só estou c umas dores de cabeça quando uso muito a vista. Esse seu post da piscina foi incrível pois acho que é o que mais nos fazia inveja de quem podia nadar e abrir os olhos. Não vejo a hora de poder fazer o mesmo ! Boa sorte !

  4. Cara, PARABÉNS pelo da cirurgia!

    Estou pensando em fazer também, mas ainda estou um pouco inseguro e com medo de não ficar 100%… ficar alguma sequela…

  5. Ola Caio, fiz os exames pré-cirurgicos a 2 anos e o médico disse que não podia fazer a cirurgia pois eu tinha a córnea fina, lendo seu blog vi que seu problema é parecido com o meu, vc tbm tinha astigmatismo alto ? abç Ricardo

    • Olá Ricardo,
      Eu tinha miopia e pouco astigmatismo. Minha cornea estava no limite para realizar o PRK, fazer a LASIK nem pensar. O médico ficou entre a PRK e o implante de lente intra-ocular. No final decidimos fazer a PRK e acho que a descisão foi a melhor.
      Abraços,
      Caio.

    • Ricardo boa noite, fiz a minha cirurgia e tenho o mesmo problema córnea fina e astigmatismo alto 6,0. Vc conseguiu fazer a sua?? Zerou o seu?? Obrigada Camila

  6. Socorro! 10 dias pos cirurgia. Meu olho esquerdo ve meu olho direito quase nada. Eu tinha 8 graus de miopia se tivesse menos jamais teria feito essa “fritura de cornea”. Será que vou enxergar dos dois olhos igual ou será que vou usar oculos de uma lente só? Não consigo ver nada de perto. Meu olho direito parece que tem alguma coisa estranha em cima. Alguém já passou por coisa parecida? Trabalho 10 horas por dia na frente do computador o que posso fazer? Perder o emprego? Socorro!

  7. prk é imprevisivel. Para algumas pessoas é ótimo. em 5 dias já está enxergando bem até para trabalhar. MAS para mim que hoje tem na verdade 10 dias de cirugia não consigo enxergar nada de perto. Neste exato momento, estou com um tampão no olho direito porque a diferença entre um olho e outro é tão grande que não consigo enxergar com os dois olhos abertos. Meu olho direito parece que não vai melhorar, não consigo ver nem de perto nem de longe com esse olho. SE VOCÊ TEM MENOS DE 5 GRAUS DE MIOPIA, NÃO FAÇA CIRURGIA NENHUMA. VAI POR MIM, USAR OCULOS NÃO É TÃO RUIM. EU USEI DESDE MEUS OITO ANOS E FIZ ESSA TAL PRK PORQUE O MÉDICO DISSE QUE A RECUPERAÇÃO ERA TRANQUILA E EM ALGUNS DIAS EU PODERIA TER A VIDA NORMAL. MENTIRA!!!! NUNCA MAIS MEUS OLHOS SERÃO OS MESMOS E AGORA NÃO SEI SE MEU OLHO DIREITO VAI ENXERGAR DE NOVO. ESTOU COM UM SENTIMENTO DE PERDA ENORME. EU SABIA DOS RISCOS E DAS LIMITAÇÕES, MAS OS MÉDICOS DEVERIAM SEREM MAIS HONESTOS COM A GENTE. EU PODERIA TER FEITO A CIRURGIA EM UM OLHO DE CADA VEZ, MAS O MÉDICO DISSE QUE SEMPRE SE FAZ NOS DOIS. SE ALGUÉM ESTIVER PENSANDO EM CIRURGIA, PESQUISE, PERGUNTE, SE INFORME E PEÇA OPINIÕES, PQ NO MEU CASO ESTÁ SENDO A MORTE.

  8. Boa noite
    Claudia, não se desespere eu fiz a cirurgia a cerca de 20 dias, apesar de que, foi de um olho o direito, e ainda estou com a sensação conforme você descreve, mas ja percebi uma melhora apesar de pequena, mas há muita oscilação, uma hora exergo bem outra hora a visão cai principalmente a noite, porém coencide com os relatos que tenho lido. Bem, meu grau era de 7,25 de miopia, o médico disse que ficará com um residuo de 0,25…

  9. 12 dia pós cirurgia de prk. Minha visão piorou muito nesses 2 ultimos dias. Meu olho direito não enxerga nem de longe nem de perto. Não consigo usar nem meu celular. Arrependi de ter feito essa cirurgia. O oftalmologista dise que minha cicatrização está muito lenta. Estou enxergando tudo duplo e embaçado. Estou muito preocupada. Moral da história: para cada pessoa essa prk funciona diferente. Não se iludam, essa cirurgia é perigosa e muito limitada sim. PRK= PURO ROMBO DA KORNEA. (sei que cornea é com c mas agora que não enxergo mais pode ser com k mesmo).

    • Ricardo, meu médico disse que o meu problema é a cicatrização e me pediu prá esperar, mas não sei. Meu medo é não conseguir trabalhar mais, já que trabalho por produção na frente de um computador de letras e numeros pequenos. Por causa disso talvez eu tenha que até ficar afastada pelo inss ou perder o emprego. Estou com medo…

      • Claúdia, pq foi sugerida esta cirurgia PRK para vc ?
        Pergunto pq a dois anos atrás eu fiz todos os exames pré cirúrgicos e o médico da Laser Ocular não recomendou a cirurgia devido minha córnea estar no limite para uma cirurgia.

        Quais são os riscos dessa cirurgia?
        O procedimento a laser é bastante seguro, mas, como qualquer ato cirúrgico, está sujeito a riscos. Porém, estes são de ocorrência estatisticamente muito baixa. A temida infecção pós-operatória é uma complicação difícil de ocorrer, devido a um rigoroso cuidado com todo o processo de preparação do paciente, à esterilização do instrumental e ao uso de materiais descartáveis. Tais cuidados se aliam a um criterioso Controle Microbiológico realizado periodicamente nas dependências do Centro Cirúrgico da Laser Ocular. Outras intercorrências podem se manifestar, porém são também pouco frequentes: inflamação na córnea, enrugamento e depósitos do “disco” corneano, hipercorreção e hipocorreção. São alterações que não ameaçam a visão, porém, podem determinar uma recuperação visual mais lenta, e de regra estão associadas ao tipo de grau tratado e à sensibilidade individual de cada paciente. Cada uma dessas situações terá seu tratamento específico orientado pelo médico, para que seja alcançado, no tempo mais breve possível, o resultado planejado.
        Fonte:http://www.laserocular.com.br/conteudo.php?categoria=36&subcategoria=65&conteudo=95

  10. Meu Deus, estou realmente começando a ficar com medo disso… estou com cirurgia marcada para dia 14/08 agora.. estou com 3,5 de astigmatismo no olho direito e meio grau de miopia no direito que me faz enxergar nada… será que valerá a pena passar por tudo isso?? Outra coisa, depois de quanto tempo é possível voltar a dirigir??? Aguardo resposta ansiosamente!!! Abraços!

    • Thatty, Duvidas Frequentes:
      Quando posso voltar a dirigir e às minhas atividades de trabalho?
      Pela técnica LASIK, é possível dirigir e voltar às atividades de trabalho já no dia seguinte ao tratamento.
      Pela técnica PRK são necessários quatro dias de repouso pós-operatório.

      Posso praticar esportes após a cirurgia?
      Depende da modalidade. Quando não há contato físico, é possível reiniciar as atividades em uma semana. Mas nos casos de modalidades que exigem contato físíco (futebol, judô etc) e exposição ao cloro (natação e hidroginástica), o recomendado é reiniciar as atividades em duas semanas.

      O meu grau de miopia é muito alto, vou conseguir resolver o meu problema?
      Com o Excimer Laser pode-se operar miopias de 1 até 7 graus, astigmatismos de até 6 graus e hipermetropias de até 4 graus. Existem novas técnicas para correção de graus maiores (Lente Intra Ocular Cachet).

      Quais são os riscos dessa cirurgia?
      O procedimento a laser é bastante seguro, mas, como qualquer ato cirúrgico, está sujeito a riscos. Porém, estes são de ocorrência estatisticamente muito baixa. A temida infecção pós-operatória é uma complicação difícil de ocorrer, devido a um rigoroso cuidado com todo o processo de preparação do paciente, à esterilização do instrumental e ao uso de materiais descartáveis. Tais cuidados se aliam a um criterioso Controle Microbiológico realizado periodicamente nas dependências do Centro Cirúrgico da Laser Ocular. Outras intercorrências podem se manifestar, porém são também pouco frequentes: inflamação na córnea, enrugamento e depósitos do “disco” corneano, hipercorreção e hipocorreção. São alterações que não ameaçam a visão, porém, podem determinar uma recuperação visual mais lenta, e de regra estão associadas ao tipo de grau tratado e à sensibilidade individual de cada paciente. Cada uma dessas situações terá seu tratamento específico orientado pelo médico, para que seja alcançado, no tempo mais breve possível, o resultado planejado.

      E se eu piscar durante o processo?
      Mesmo se o paciente movimentar o olho durante a cirurgia, o feixe de laser acompanha esse movimento. Caso o movimento seja brusco, o equipamento se autodesativa, sem colocar em risco a cirurgia.

      Preciso tomar algum tipo de anestesia?
      Não. Bastam algumas gotas de colírio anestésico e, com a aplicação rápida do feixe de laser, corrige-se o vício de refração.

      Vou sentir dor?
      A técnica LASIK é extremamente confortável e a maioria dos pacientes não sentem dor alguma durante ou após a cirurgia. Uma leve sensação de areia nos olhos é normal logo após o procedimento, desaparecendo rapidamente.
      Na técnica PRK o pós-operatório pode ser acompanhado de uma maior sensibilidade dos olhos nos dois primeiro dias, com sensação de areia e lacrimejamento mais acentuados, que são bem tolerados com o uso de analgesia apropriada.

      Tenho 50 anos e já uso bifocais, para corrigir meu grau de longe e de perto. A cirurgia vai corrigir meu problema?
      Atualmente o tratamento com laser corrige somente o grau para longe, havendo portanto a necessidade de se continuar o uso dos óculos somente para perto. Já existem técnicas em estudo para a correção também do grau de perto (Tratamento da Presbiopiaou vista cansada)

      É necessário usar óculos após a cirurgia?
      Não. Logo após a aplicação do laser, já é possível a visão sem a necessidade de óculos. A melhora da nitidez é progressiva e rápida.

    • Olá, fiz a minha cirurgia à 2 meses e 15 dias, foi perfeita, pude voltar a dirigir no dia seguinte, cerca de um tempo depois percebi que estava vendo umas manchas brancas no olho, a medica disse que como o grau era alto é normal ter esse tipo de reaçao no começo, principalmente a noite, mas nada que te impeça de fazer outras coisas, no ultimo retorno ja tive “alta” posso usar maquiagem, piscina, tudo, cicatrizaçao perfeita..Vale a pena, nao me arrependo…Abraços e boa sorte!!

      • Olá Suelen, boa noite, tudo bem? Li que pôde usar maquiagem, ir a piscina, gostaria de saber como se sentiu ao usar maquiagem e depois que a tirou como sentiu? Ficou inchado? Obrigada, boa sorte. Alessandra.

      • Ola Alessandra, a principio fiquei receosa, comecei com o lápis, fiquei com medo da sombra, rimel entao demorei muito a usar, mas tudo bobagem minha. Vc nao sente desconforto nenhum com a maquiagem, da pra passar tudo normal, tirei com agua e demaquilante, e tambem nao senti nada de diferente, tudo normal, quanto ao inchaço nao percebi nada de diferente, meus olhos ja sao meio gordinho, aparentemente normal. Abraços

  11. 14 dias pós cirurgia prk. No meu caso eu tinha 8 graus de miopia do olho dreito e 6 no olho esquerdo. Meu médico disse que no meu caso somente o prk era viável. Fiz todos os exames necessários e o médico me garantiu que em 5 dias eu estava bem para trabalhar. Não sou de detalhes tecnicos ou de ser contra ou a favor de algo, sou apenas sincera por isso digo: há casos e casos. No meu caso já fazem 14 dias e não estou enxergando nem de perto nem de longe. Meu médico disse que minha cicatrização é lenta e por isso vou ter de esperar pelo menos 30 dias para ter certeza do resultado. Algumas pessoas dizem que conseguram ver e dirigir bem do quinto ao sétimo dia. No meu caso não consigo ver nem meu rosto no espelho direito. Tem pessoas que relatam visão perfeita após um mes, mas tem gente que diz ter visão embaçada, fotofobia e pouca visão detalhadas a noite. Medicos e pessoas que apresentam bons resultados vão sempre falar tudo de bom, mas o lado ruim existe e se um pessoa escolhe a cirurgia, deve estar de acordo com as possiveis consequencias.eu por mim, estou sentindo na pele as consequencias ruins. Agora é esperar e eu sei disso. Se alguém tambem passou e está passando pelas consequencias ruins me ajuda trocando ideias por favor.
    E muito obrigada ao dono do blog por esse espaço. Está sendo bom prá mim ler tudo a respeito da escolha que fiz.

    • ola querida tenha fe cada um é cada um. tbm to me preparando para cirurgia e estou pesquisando muito ate vídeos ja vi agora vou converssar c as pessoas pra tomar minha decisão

  12. Olá, pessoal. Tudo joia? Vou relatar aqui a minha experiência. Fiz minha cirurgia PRK no dia 19 de julho (completam-se, hoje, 20 dias). Todo o procedimento foi realizado em um excelente instituto em Ribeirão Preto. Lá, estava ciente de todas as adversidades que poderiam ocorrer no pós-operatório. Fiz minha cirurgia depois de passar por incontáveis exames, e tudo ocorreu bem. Na minha primeira noite (de madrugada, na verdade), acordei e, num estado de estar “meio acordado/meio dormindo), arranquei os protetores, cocei os olhos e tirei as minhas lentes curativas. Isso fez que eu sentisse muita dor (obviamente), de modo que tive de voltar ao instituto na manhã seguinte praticamente cego, uma vez que não conseguia abrir minhas pálpebras. Levei, é claro, uma baita bronca do oftalmo, que disse que, se isso voltasse a ocorrer, o resultado da minha cirurgia poderia ficar comprometido. O resultado desse desastre foi que precisei ficar mais dois dias com a lente curativa, além do que é determinado pelo médico.
    Com relação à minha rotina no pós-operatório, ocorreu o seguinte:
    1º dia: depois que a minha lente foi recolocada, tudo melhorou. Não enxergava nada bem, o que é esperado. No entanto, não tive mais dor, nem desconforto.
    2º dia: uma leve sensação de desconforto e fobia à luz. A visão estava péssima.
    3º dia: nesse dia, o bicho pegou. Meus olhos queimavam. A sensação era a de que cacos de vidro estavam nos meus olhos. Tentei dormir o máximo que pude. Esse foi, de longe, o pior dia.
    4º dia: muita dor também. Minha sorte foi ter sido o dia mais frio do ano, o que deixou a cama bem agradável e pude dormir bastante. Extrema fobia à luz. Nem preciso dizer que nem tinha coragem de abrir meus olhos para ver se enxergava alguma coisa (até porque eu fiquei no escuro).
    5º dia: a dor havia passado. Estava apenas com o desconforto da lente curativa e a visão já estava bem melhor. Já saia do quarto pra andar pela casa e fazer as refeições.
    6º dia: o dia em que eu deveria ter tirado a lente curativa. Nesse dia, minha visão estava ótima (ótimo, aqui, significa uns 70%) e praticamente não tive desconforto. Fui ao instituto, tirei a lente e, pra minha angústia, o médico disse que era bom eu permanecer com a lente por mais dois dias, para que a reconstrução do epitélio fosse concluída. A nova lente foi um tormento. Já saí de lá com um certo incômodo.
    7º dia: A mesma boa visão do dia anterior. Já consegui assistir à televisão e ir ao supermercado, acompanhado. Dica: não se iluda: com a PRK, você não consegue dirigir na primeira semana. Ah, a lente continuava incomodando.
    8º dia: pela manhã, fui retirar essa lente. Um alívio! Segundo o médico, o epitélio estava formado, o que indicava que a lente não era mais necessária. No entanto, acho que as extremidades dessa lente arranharam a parte do olho que fica ao redor da íris. Tive MUITO desconforto. Foi um sacrifício passar o dia e dormir.
    9º dia: O olho “arranhou” um pouquinho ainda, mas beeem melhor. A visão bem melhor também.
    10º dia: esse foi o meu primeiro dia sem dor e enxergando bem.

    Hoje, como disse, estou no meu 20º dia pós-cirurgia. Já voltei a trabalhar – e sou revisor de textos. Trabalho diante do computador o dia todo, corrigindo letras miúdas. Tal como o autor deste blogue disse em seus vídeos, a visão pela manhã é bem melhor… à noite, há um certo embaçamento.
    Já consigo dirigir e enxergar as placas, mas não com nitidez total. Não vejo “halos” como muitos dizem, nem tenho visão dupla, embora ainda haja um certo embaçamento. Meu médico disse que vou xingá-lo nos três primeiros meses, pensando que a cirurgia não deu certo, mas que, depois disso, vou agradecê-lo em dobro.
    Conclusão: estou satisfeitíssimo com a cirurgia. A recuperação não é agradável, nem rápida, mas a sensação de se ver livre de qualquer tipo de lente é fantástica. Assim, de acordo com a minha experiência, recomendo (e muito) a cirurgia!

    Abração,

    Felipe

    • Ola Claudia, conversando com a minha irmã que tbm fez a cirurgia mais ou menos na mesma época q vc, a cada dia que passa esta sentindo uma melhora, hj mesmo falando com ela, durante o dia enxerga bem, já à noite fica com a visão bem prejudicada e vc melhorou ?

    • Oi Cláudia! São orgãos individuais. Cada olho vai se recuperar diferentemente do outro. A sua cirurgia foi feita recentemente. Há casos em que a pessoa só apresenta melhoras significativas depois de 1 mês. Tenha um pouco mais de paciência. Acho que no momento para você, é a melhor solução. Não adianta se desesperar. Procure sempre conversar com o seu Oftalmo. Boa Sorte.

  13. 19 dias após cirurgia prk. Tenho visão fantasma no olho direito e não consigo enxergar de perto do olho esquerdo. O médico mandou pingar uma gota do colirio hyabak de hora em hora desde ontem. Não sinto melhora nenhuma há 5 dias. Pelo que tenho lido e escutado parece que só eu estou passando por isso. E parece que ninguém tem uma boa solução. Depois de ler e ouvir tantos: “eu recomendo” eu digo sozinha, no escuro do quarto e sem respostas: “EU NÃO RECOMENDO”

  14. fiz minha cirurgia prk no centro oftalmológico de minas gerais, em belo horizonte, com o doutor Breno. Sei que o hospital é sério e referência aqui em belo horizonte. o oftalmologista tem me acompanhado toda semana e ontem ele até pediu uma segunda opinião do colega dele. disseram que tem uma sutil cera alguma coisa, mas muito pequena. mas eu não entendo porque meus olhos não querem melhorar. prá sair na rua é puro sofrimento. enxergo uma imagem fantasma em cima de tudo. de perto, vejo tudo embaçado, agora mesmo estou sofrendo para escrever essas palavras. estou muito triste.

    • Deve ser uma sutil ceratite, já tive isso mesmo sem ter feito a cirurgia, ele vai te prescrever algum colírio e dentro de mais ou menos uma semana isso deve passar. Boa sorte. Alessandra.

  15. 22 dias pos prk. Meu olho esquerdo enxerga muito bem de longe. Estou vendo coisas que não via desde os 8 anos mesmo com oculos… Porém… Meu olho direito não enxerga quase nada. A diferença é tão grande que estou tonta e com dor de cabeça. O medico só repete que ainda é cedo prá saber e me mandou pingar colirio de hora em hora. Desconfio que o médico errou nos calculos do laser no meu olho direito. Agora estou enxergando só com um olho. É horrível. Estou com vontade de arrancar meu olho direito. Alguém sabe se já existiu um caso parecido com o meu?

    • Claudia, vi que seu comentário aqui já faz algum tempo. Estou passando pela mesma situação, com 7 dias de operada, mas não vejo nada de perto e nem de longe com o olho direito. Por favor, se puder, entre em contato comigo através do meu e-mail aqui piblicado.

  16. faz exatos 30 dias da minha cirurgia prk. Alguma coisa deu errado. Pelo fato de eu ter 39 anos o médico decidiu deixar meio grau no olho direito para não ter que usar oculos para perto. Mas agora, meu olho esquerdo não enxerga de perto e sinto que meu olho direito terá bem mais do que meio grau para longe. o médico já me disse que não poderei refazer a cirurgia, porque minha córnea agora está fina. Sinto que terei que usar óculos para perto do olho esquerdo e para longe do olho direito. É uma droga!!! fiz bobagem.

  17. Faz 34 dias pos cirurgia prk. Ainda não enxergo de perto e o médico só repete feito papagaio: espere e vai colocando colirio. Não consigo trabalhar, pois minha função é na frente de um computador cheio de dados e qualquer coisa errada que eu enviar to perdida. Mas o OFTALMOLOGISTA disse que minha visão do olho esquerdo está 20/20 (100%) e o olho direito é 20/25 (algo como 90%). Ele me faz ler UMA letrinha num quadro de várias e já diz que estou com uma otima visão. Ele não trabalha no que eu trabalho, ele não está enxergando mal como eu. Até meu chefe está com pena de mim, mas sou obrigada a trabalhar pois o OFTALMOLOGISTA diz que não pode mais fazer nada. 34 dias e eu estou vivendo um pesadelo. Eu preciso de um oftalmologista de verdade pra me ajudar, moro em belo horizonte, alguém pode me indicar alguém? Por favor!

  18. Boa noite prezados,
    Há exatos 5 dias após a minha cirurgia PRK de 6 graus de miopia no olho direito, Médica me informou que em função de eu ter a vista esquerda 100%, ela iria deixar mais ou menos de 1 grau a 1 grau e meio no olho a ser operado. Notei que durante a operação ela não removei a camada epitelial com espátula, “ela usou um procedimento a laser para remoção do epitélio”. Alguém já teve esta experiência, ainda estou com a vista embaçada um e duplicada.

  19. 43 dias pos operatorio prk. O pesadelo continua… Não consigo ver de perto. Meu “mediquinho” disse que EU sou um caso atipico e que de todos seu “pacientes” eu sou a que mais esta demorando a se recuperar. Mesmo assim ELE me liberou para o trabalho, no qual, estou passando o inferno. Meu olho direito não melhora nunca. O “DRZINHO” DEVE TER FEITO ALGUMA COISA ERRADA EM MIM. Se for o caso eu denunciarei.

  20. Claudia, como está sua recuperação?
    Também estou sofrendo muito com meu olho direito. Fiz a cirurgia prk dia 28/08. Depois de 60 dias, o medico detectou um tipo de fibrose, então fiz novamente uma raspagem. Se passaram mais 30 dias e minha visão continua ruim no olho direito. Estou muito arrependida e não aconselho a fazer essa cirurgia. Depois de contar minha historia para algumas pessoas, soube de casos muito complicados. Os médicos dizem que é raro haver complicações, porém tenho visto que essa raridade não se confirma. Existem muitos casos de sequelas graves devido essa porcaria de cirurgia.

  21. Pois é, fiz minha primeira cirurgia em julho, LASIK, como a anestesia não pegou direito, mexi o olho esquerdo na hora da secção da lamela e tive que esperar para fazer novamente. Consequência dessa mexida de olho: visão dupla ou até tripla…Fiz a PRK há 15 dias e a visão dupla continua…o médico disse que é um edema e que é reversível. Faço manutenção em computadores e está sendo um transtorno enxergar com um olho só, pois o direito ocorreu tudo bem na Lasik de julho. Alguém passou por isso ????
    Estou frustrado e com medo de ser irreversível.

    • Marco Portuga …como está sua visão agora ??/ gostaria de saber , pois estou com visão dupla que me atrapalha muito …e enfrentando uma depressaõ por causa dessa cirurgia …me arrependi muito de te-la feito..e meu médico diz que está tudo bem ,e me coloca lente atrás de lente trocamos de 20em 20 dias e nada!
      acho que é só enrolação!
      me responda! obrigada! abraço!

  22. Boa tarde,
    Sou do Paraná e fiz minha PRK com o Dr. Fabri miopia 9,10 e astigmatismo 1.5E 1.0D, estou no 14° dia, hoje estou sentido minha visão mais cansada, mas é normal, acho muito importante o cuidado pós cirúrgico, principalmente os dias com a lente de contato, que servem para proteger a corneá, conforme nosso amigo Felipe contou, que tirou a sua lente, isso não pode acontecer, deve seguir a risca tudo o que o seu oftalmo recomendou a fazer, passar os colírios nas horas recomendadas, sempre esperar no minimo 15 minutos para aplicar outro colírio, e outra coisa que observei, pois venho desde o inicio do ano passado, acompanhando vários blogs é que, quase nenhum cita a compressa gelada, meu oftalmo me recomendo que no dia após a cirurgia, ficasse praticamente o dia todo com compressa no olho, isso me ajudou muito, até o 4 dia fazia bastante compressas, depois disso, comecei a reduzir e quando sinto um pouco de ardência volta a praticar a compressa para aliviar, o meu oftalmo diz que eu estou com uns 40% da visão ainda, e que ela vai melhorando a cada dia, devido a cicatrização do epitélio e da própria corneá, mas estou contente é como se eu estivesse precisando aumentar os graus do óculos ou lentes rsss, mas da pro básico, assistir filme essas coisas, não é a melhor coisa do mundo, mas é ter calma e esperar melhores resultados!!! Há outra coisa muito importante e de maneira alguma deixar de usar o óculos de sol com proteção uva e uvb, pois isso pode atrapalhar a cicatrização!!!

  23. Oi pessoal,
    Faz 4 dis que fiz a cirurgia, mas a minha foi a LASIK. Tinha 7 graus na direta e 6,40 na esquerda + 0,50 de astigmatismo só na esquerda. O pós operatório está sendo mto desconfortável, duas horas depois de operar tive que ir ao pronto-socorro tomar tramal na veia de tanta dor. Curiosamente na hora do procedimento não senti nadinha. Quando saí da sala já estava vendo super bem, no dia seguinte pior, dois dias depois melhorou, mas hoje piorou de novo. O médico já tinha me avisado que era assim, um dia melhorava e outro piorava. Estou usando as lentes curativas, apesar de ter feito o lasik, meu médico achu melhr usar pra acelear a cicatrização. O olho esquerdo inflamou. No dia seguinte ao procedimento fui no médico e ele pingou o colírio anéstesico, nossa que alívio na hora rsrsrs Estou tendo olhos secos, olha é difícil segurar, da vontade de coçar muito o olho rsrsrs. Apesar de todo desconforto, ele já era previsto e por ora não estou arrependida. Faltei no trabalho 2 dias e o médico vai me atestar mais hoje e amanhã. Não tenho como trabalhar (quem está digitando é meu irmão rsrs).
    O lugar que fiz foi no CAL (centro avançado de laser) o mesmo que o Caio fez. Realmente é bem rápido, se fiquei 10 minutos na sala foi muito. Vou atualizando vcs, sempre que possivel.

  24. Fiz PRK dia 2/10/14 ( tinha 6,5 de miopia nos dois olhos). Mas até o 10º dia sofri muito, dores terríveis, fiquei só no escuro, sem abrir os olhos. Essa semana que consegui ficar sem óculos dentro de ambientes pouco iluminados, mas dirigir NEM PENSAR. E sábado abri os olhos na piscina, e desde então não consigo ver nada com meu olho esquerdo….
    Essa cirurgia é um horror, estou realmente com medo de não enxergar direito nunca mais, a fotofobia é um tormento e me impede de ter vida normal ( não consigo ler, dirigir, fazer coisas do dia-a-dia). O olho direito está um pouco melhor, dinto uma melhora lenta, mas sei que estou voltando a enxergar, mas o esquerdo me assusta, porque parece que cada dia enxergo menos: visão embaçada, dupla, fantasma, não vejo nem de perto nem de longe…

    • Fernanda
      Fiz a cirurgia PRK no dia 15/10/2014. Fiquei 10 dias de atestado ( hj faz 42 dias de cirurgia ). Minha cirurgia foi realizada no Hospital de olhos Sadalla Amim em Joinville. A cirurgia ocorreu tudo bem tinha 2,5 de miopia e 3,5 de astigmatismo , sai da sala de cirurgia enxergando bem, sem problema nenhum, peguei meu oculos escuros e vim embora, não sozinha, estava com acompanhante.Nos tres primeiros dias foi bem complicado, sentia mta ardencia nos olhos ( fiz nos dois olhos no mesmo dia ), sabem aquela vontade de arrancar o olho fora, bem assim. Cheguei a chorar de tanto desconforto, ja no quarto dia foi bem tranquilo, mas não enxergava mto bem, mas o desconforto da ardencia era bem pouca. Ainda continuava com a lente terapeutica, que foi retirada no sexto dia . Hj com 42 dias de cirurgia ainda tem dias q não enxergo mto bem, principalmente pra dirigir a noite.
      Por ter o olho claro, ja era sensivel a luz. Agora percebo q meus olhos ficaram mto, mas mto mais sensiveis. Enfim, a cirurgia pra eu deu certo, foi mto bom, eu recomendo. Mas para isso, o importante é tirar todas as duvidas com o oftalmo, todas mesmo, até aquelas em q vc pensa q é besteira, mas tem q perguntar. O pós operatório é complicado, mas tudo suportável. E o mais importante é que é nessa hora ( pós operatório ) tem q cuidar MUITO. Pq a recuperação só depende da gente.

  25. Olá Caio, tudo bem?
    Estou para fazer a cirurgia para corrigir a miopia e, relutante a fuçar na Internet para saber sobre ela, encontrei seu depoimento, li e assisti tudo. A princípio vc me tranquilizou, mas voltei a ter receio sobre a cirurgia no decorrer dos videos e textos. Meu médico me deu 2 opções devido ao resultado de meus exames: PRK e Femto Second. Não consigo decidir entre as duas opções. Me preocupou esses halos que vc disse ver e a questão do ressecamento dos olhos. Vc conhece alguém que fez esse método Femto Second e relatou muito bem como vc o fez aqui? Obrigada por compartilhar dessa experiência! E parabéns pelo sucesso da cirurgia!! Abraços.

Deixe um comentário

